16 de novembro de 2010

OutSystems

Para quem não sabe: estou a trabalhar na OutSystems. No cantinho de I&D da OutSystems, desenvolve-se a Agile Platform, enquanto que no cantinho de consultoria (onde ainda não meti os pés) se desenvolvem aplicações usando a Agile Platform.

Esta coisa da Agile Platform é uma solução completa para o desenvolvimento de aplicações web. Consiste não só de um IDE para desenvolver as aplicações Web (onde se podem definir páginas, entidades de um modelo ER que se reflectem em tabelas em bases de dados, lógica inerente a acções nas páginas ou a acções que correm em timers, entre outras coisas), mas também da plataforma de suporte à execução e gestão das aplicações Web desenvolvidas no IDE.

Entrei para a OutSystems depois de um processo inacreditavelmente célere de entrevistas. Um dia fui a um almoço com um colega meu da faculdade que já trabalhava lá e mais dois tipos da OutSystems, nessa altura combinou-se que se faria a próxima etapa das entrevistas tão cedo quanto possível. Um deles tinha de ir para fora durante uma semana, portanto fiquei uma semana à espera da segunda entrevista. Na Quinta-feira seguinte fui ao escritório fazer as entrevistas técnicas. Finda a tarde em que fui entrevistado por três pessoas diferentes, disseram que me contactariam o mais rapidamente possível para a entrevista final com o CEO da empresa. E foi rápido sim senhor: no dia a seguir de manhãzinha tinha uma chamada perdida no telemóvel que era alguém a contactar-me para uma entrevista nessa tarde. Sexta feira tenho a entrevista com o Paulo Rosado, e poucos minutos depois é-me feita uma oferta de emprego. Na terça-feira (só respondi definitivamente na Segunda) já lá estava a trabalhar.

Considerando que o outro sítio onde fiz uma entrevista cerca de uma semana antes de qualquer contacto com a OutSystems ainda está por me contactar, acho que foi bastante rápido o processo de ser empregado.

Um produto dá identidade a uma empresa da nossa área e diferencia-a das demais. A maioria das outras empresas que vi eram todas de consultoria genérica, sem identidade. Não via grande diferença entre trabalhar para a empresa X ou a XPTO. Estou contente com a minha escolha actual. Gosto da OutSystems, uma empresa com o que parece ser um óptimo produto, com bom ambiente, e lá tenciono ficar nos próximos tempos.

1 comentário:

  1. Olá... este post já tem algum tempo... mas aqui vai a minha questão. Também vou a uma entrevista para a ouitsystems, e ouvi dizer que eles têm um teste técnico e ma entrevista de inglês. o teste técnico refere-se a quê? e na entrevista de inglês como é?

    cumprimentos,
    Xana

    ResponderEliminar